Loja decorada com 7.000 celulares antigos chama a atenção em Tóquio

O dono do estabelecimento deseja que as pessoas não esqueçam dos inúmeros momentos ligados a esses aparelhos

Em um bairro comercial a cerca de 10 minutos a pé da estação JR Koiwa, em Tóquio, uma loja de eletrônicos chama atenção por sua imponente decoração.

A loja Wataden está decorada com aproximadamente 7.000 telefones celulares antigos dobráveis, conhecidos como “Garake”, que foram tornando-se obsoletos com a popularização dos smartphones, publicou o jornal Yomiuri neste domingo (13).

O proprietário da loja, Masanao Watanabe, 73 anos, fixou cada um desses telefones à parede. Ao observar mais de perto, é possível identificar até mesmo modelos antigos como o “Shoulder Phone”, que os usuários carregavam pendurado no ombro como se fosse uma bolsa.

Watanabe deseja que as pessoas não esqueçam dos inúmeros momentos e memórias ligados a esses aparelhos.

A KDDI, uma das principais operadoras de telefonia do Japão, promove um evento chamado “Reinicialização de Memórias do Celular” (tradução livre), em que aparelhos antigos que não ligam mais são reativados, permitindo a impressão de fotos antigas armazenadas neles.

A maioria dos problemas com esses telefones é devido às baterias, e no evento, um dispositivo especial é usado para reativá-las. Muitos visitaram este evento em uma loja da KDDI em junho, e uma dona de casa de 58 anos comentou emocionada sobre poder ver fotos de seu filho quando ele estava no ensino primário.

Apesar da gradual descontinuação do serviço 3G oferecido pelas principais empresas de telefonia, estima-se que cerca de 70% das pessoas ainda guardam seus antigos celulares por causa de fotos e e-mails armazenados neles.

Isso mostra que as memórias ligadas aos “Garakes” são preciosas e não perdem seu valor com o tempo.
Fonte: Alternativa

Deixe um comentário