Dois vistos para yonsei em 3 meses

O governo esperava emitir 4 mil vistos para os descendentes de quarta geração espalhados pelo mundo, especialmente no Brasil

visto yonsei apenas 2
O jornal Asahi obteve a informação de quantos vistos foram emitidos desde a implementação do novo status de permanência voltado para os descendentes de quarta geração –yonsei – a partir de 1.º de julho deste ano.

Até 27 deste mês soube-se que foram apenas 2 aplicantes a obterem o visto para yonsei. Muito aquém dos 4 mil vistos idealizados pelo governo. Os dois concedidos são para um do Brasil e outro das Filipinas.

Com o propósito de “ponte entre os dois países”, os requisitos difíceis não atraem os descendentes.

Os pontos de dificuldade são não poder trazer as crianças, a comprovação de conhecimento básico do idioma e o chamado de suporte para recepcioná-lo. A pessoa que se candidata a suporte pode dar seu apoio a até 2 pessoas no máximo.

Além disso, aparentemente bonito esse papel de “ponte” não é prático para o yonsei. Ele terá que cumprir um programa ou atividade de aprendizado do idioma ou cultura pelo menos 1 vez na semana. Além disso precisará comparecer no Departamento de Imigração para ser avaliado, de tempos em tempos, como se fosse monitorado.

As condições severas demais tornaram o visto para yonsei impopular e decepcionante.

Com a falta de mão de obra no Japão, os descendentes de quarta geração do Brasil, Peru, Filipinas e outros países eram uma esperança. Mas, pelo resultado depois de 3 meses de implementação a conclusão é que o número de vistos não atinja o propósito do governo.
Fonte: Portal Mie com Asahi Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s